Os cristais são utilizados pela humanidade desde tempos imemoriais com objetivos diversos: comunicação, cura, rituais, construção, harmonização das energias dos chacras e dos ambientes, desenvolvimento de habilidades, da intuição...
Diz-se que todo o conhecimento - passado e presente - está armazenado nos cristais e ao acessarmos essa fonte conseguiremos acessar também o "banco de dados" neles contido. O cristal irradia energia própria e reage à energia de cada pessoa e local, formando uma espécie de rede de comunicação, uma egrégora energética.
Os cristais colaboram e muito na cura de vícios relacionados ao tabagismo, ao álcool, às drogas em geral, à alimentação e funcionam como parceiros na cura da depressão, da ansiedade, de medos, traumas e doenças físicas e psíquicas. Podem ser usados em práticas espirituais, de meditação e visualização.
Podem ser utilizados, também, para nos proteger e proteger os ambientes onde estamos, basta que sejam escolhidos, limpos e programados para tais fins. Escolha o(s) seu(s) cristal(is) ou se deixe ser escolhido por ele(s), limpe-o(s), energize-o(s) e utilize-o(s) como companheiro(s) para alcançar seus objetivos. (No final do post explicamos como realizar esse processo).
Os cristais representam o poder da natureza em ação e quando utilizados em conjunto com outras terapias (cromoterapia, aromaterapia, reiki, deeksha, acupuntura, florais etc.), têm a sua ação potencializada. Possuem cores, tamanhos, formas e propriedades específicas. Agem diretamente em alguns chacras e trabalham questões relacionadas aos corpos físico, emocional e espiritual.
Os principais chacras, suas cores e localização:
Vamos conhecer alguns cristais, sua ação, propriedades e sua utilização na harmonização e ativação dos chacras:
1º chacra - BÁSICO, RAIZ OU GENÉSICO. luz vermelha. Chacra da energia vital, do aterramento. Cristais: jaspe vermelho, ágata fogo, granada.
2º chacra - UMBILICAL: luz laranja. Chacra do poder, da sabedoria, da criatividade. Cristais: calcita laranja, citrino, ágata laranja, parisiense laranja.
3º chacra - SOLAR: luz amarela. Chacra das emoções, das mágoas (localizado no estômago. Quando não digerimos bens sentimentos e emoções e alimentamos as mágoas, surgem as doenças gástricas). Cristais: Citrino, calcita limão
4º chacra - CARDÍACO: luz verde. chacra dos sentimentos, do amor. Cristais: quartzo verde, turmalina verde, esmeralda, verdelita, jade verde.
5º chacra - LARÍNGEO: luz azul claro. Chacra da comunicação, do relacionamento. Cristais: água marinha, indicolita, quartzo azul, topazio azul.
6º chacra - FRONTAL: luz azul índigo. Chacra do "3º olho", intuição, vidência, clarividência, nível de consciência. Cristais: sodalita, ágata azul, azurita, ametista, fluorita.
7º chacra - CORONÁRIO: luz violeta. Portal. Chacra que assimila as energias transpessoais e distribui para os demais chacras. Conexão com as energias superiores, divinas. Cristais: ametistas, quartzo hialino.
QUARTZO HIALINO
AMETISTA
Pedra do 3º milênio. Sua cor violeta transmuta, purifica e espiritualiza. Pode ser aplicada em qualquer parte do corpo, especialmente no chacra frontal. Corrige vícios, em especial os ligados ao uso do álcool. Bom para presentear crianças e resguardá-las dos vícios. Acalma a mente eliminado a fadiga mental. Promove limpeza e cura profundas. Combate a insônia e energiza todos os corpos.
ÁGUA MARINHA
Esse cristal traz consigo os mistérios das profundezas oceânicas. Sua energia é o ponto de comunicação entre os diversos planos das moradas de Deus. Trabalha a voz, a palavra e o crescimento através do relacionamento. Utilizar no chacra laríngeo.
SODALITA
Desenvolve a percepção extra-sensorial, deserpertando o 3º olho para uma melhor compreensão da vida. Desenvolve as faculdades cognitivas, o raciocínio e a atenção. Ativa a memória, o gosto e a responsabilidade pelos estudos. Acalma a mente para que a compreensão flua. Combate e previne arteriosclerose. É um nutriente agrícola. Oxigena o ambiente. Usar no chacra frontal.
QUARTZO VERDE
Contém a energia do AMOR, a luz da verdade. Limpa e energiza o chacra cardíaco e todos os outros chacras com a energia do amor. Pedra da cura, da saúde. Atrai amor. Presentar com quartzo verde é externar amor, fazer uma carinho. Ideal para pessoas que são professores, médicos, enfermeiros e que desenvolvem profissões com vocações amorosas.
CITRINO
Usar o citrino é implantar uma partícula de sol no interior do ser. é um assentamento e desbloqueio da energia criativa. Ordena a vida pessoal, a vida familiar, a vida profissional, a saúde, o caráter, a voz interna. Desintegra as mágoas ao massagear o plexo solar. Sintoniza a predisposição do indivíduo face o uso da riqueza. Desperta ideias relacionadas à área profissional e que produzem lucros. Estimula a fartura de alimentos. Age, fisicamente, sobre catarata, sinais, feridas de instrumentos cortantes, câncer de pele, hanseníase. Usar no 3º chacra.
QUARTZO ROSA
É, em essência, a luz do perdão. Deve ser usada no 8º chacra (que não consta na imagem dos chacras, nem foi citado antes, mas que é também dos mais importantes. Localiza-se no meio do peito, entre o chacra cardíaco e o solar/gástrico. Na glândula Timo).
TIMO:
Deve-se massagear o 8º chacra, imaginando que o peito, o coração e depois todos os outros chacras, estão sendo envolvidos e preenchidos pela luz rosa do perdão. Assim, as mágoas e as dores emocionais são eliminadas, promovendo a paz interior e uma vida mais espiritualizada. Emite uma energia suave para o ambiente e desenvolve, também, o senso de humor.
TURMALINA NEGRA
Defende das energias e influências negativas. Ajuda seu portador a se tornar mais realista e integrar o seu "eu espiritual" ao seu corpo físico. É eficaz contra doenças debilitantes ou crônicas como cardíacas ou reumatismos. Tranquilizadora, estimula o sono e proporciona um sono reparador. Equilibra as energias masculinas e femininas. Intensifica os humores, por isso não deve ser carregada quando a pessoa estiver com mau humor, deprimida ou irritada.
SUGESTÃO DE COMO LIMPAR, ENERGIZAR E PROGRAMAR O SEU CRISTAL
LIMPEZA:
1º - coloque água e sal grosso em um vasilha - de preferência de barro, cerâmica ou plástico - e deixe a pedra ou o cristal de um dia para o outro.
2º - tire o cristal da água com sal grosso e lave em água corrente.
ENERGIZAÇÃO:
1º - Deixe a pedra ou cristal já limpo, ao ar livre, exposto ao sol e a chuva (se chover), de um dia para o outro. É essencial que ele receba a luz do sol e da lua.
PROGRAMAÇÃO:
Você pode programar o seu cristal para agir sobre determinada doença ou desconforto no corpo físico, sobre questões emocionais e espirituais. Preste atenção na cor da pedra, na sua relação com os chacras e nas suas propriedades antes de programá-la. A programação precisa ser feita em um ambiente tranquilo. Você precisa estar concentrado e se conectar com o cristal, criar um vínculo e uma forma de comunicação com ele, através da mente e do coração. Ele é seu amigo e vai te ajudar.
1º - escolha o cristal e após limpá-lo e energizá-lo, se dirija a um local tranquilo. Se concentre. Se desejar, faça um exercício de respiração, acenda um incenso, coloque um mantra ou uma música suave, instrumental, no ambiente.
2º - segure o cristal entre as mãos, respire fundo, traquilize o coração e a mente e pense: "este cristal terá a função de..." (curar determinada doença, desconforto ou incômodo físico; curar meus medos; me ajudar a me livrar dos meus vícios; me ajudar a dormir tranquilo; me dar suporte nas relações familiares; me ajudar a prosperar financeiramente; irradiar luz de amor para mim e para o meu companheiro(a) etc. São só exemplos.) Tenha firmeza na intenção e deseje com sinceridade. De onde estiver, o cristal vai irradiar o que foi programado para você.
Modo de usar:
Para limpar e harmonizar os chacras você deve massagear os cristais relacionados a cada um (ou o cristal de quartzo hialino ou uma ametista, que servem para todos eles) no local correspondente ao centro energético no seu corpo físico. Pode também, deixar os cristais sobre esses pontos durante alguns minutos, imaginando que a região esta sendo envolvida e preenchida pela cor predominante na pedra e no chacra, conforme a imagem mostrada anteriormente. Repita esse processo com a frequencia que desejar (diariamente ou semanalmente) ao acordar ou antes de dormir, ou sempre que sentir necessidade.
Existem milhões de cristais e pedras na natureza que são empregadas das mais variadas formas. Essas são apenas algumas das mais conhecidas e utilizadas. Nosso objetivo é despertar seu interesse sobre o assunto e fazer com que você busque mais informações, se aprofunde, compreenda o poder curativo das pedras e dos cristais e utilize-os em seu benefício e em benefício das pessoas que o cercam.
Os cristais podem ser utilizados na forma de amuletos, pingetes, drusas, cristais de ponta, pirâmides, bolas, corações etc. Podem ser carregados com a pessoa nos bolsos, na bolsa ou podem ficar em cima de mesas e altares.
Independente do formato em que você vai usar os cristais e as pedras, lembre-se sempre de que eles são seus amigos, seus parceiros e existem para beneficiar você. Basta saber utilizá-los, respeitando a natureza e se conectando com o Universo.
Namastê!
Fontes:
Curso: Cristais para a Transição Terráquea. Joana Coutinho. Recife, outubro de 2011.
ISLIN, Connie. Cristais e Pedras. São Paulo: Rideel, 2009.