quarta-feira, 27 de julho de 2016

Reiki - Energia Vital Universal

O que é Reiki?
 
        palavra japonesa que significa energia vital universal. Sua representação em ideograma pode ser traduzida literalmente como "chuva maravilhosa de energia vital". Frequentemente utilizada para identificar o Sistema Usui de Cura Natural, nomenclatura que homenageia seu redescobridor, Dr. Mikao Usui. Esse sistema de cura atua no restabelecimento do equilíbrio do corpo físico, mental, emocional e espiritual, possibilitando o retorno  do receptor ao estado natural de saúde e bem-estar.
       É canalizada através dos reikianos, pessoas que fazem cursos e são iniciadas por mestres professores de Reiki, e transmitida através da imposição das mãos em pontos específicos do corpo, relacionados aos centros energéticos dos corpos sutis, conhecidos como chacras, ligados a glândulas e órgãos específicos. Esta energia está disponível para todos, crianças, adultos, idosos, homens, mulheres, animais, plantas. Não tem efeitos colaterais e pode ser utilizada associada a tratamentos alopáticos, ou seja, medicamentosos tradicionais, e não os substitui. Não tem qualquer vinculação com sistemas religiosos ou doutrinários de qualquer ordem e está disponível para quem desejar experienciar seus muitos benefícios. Dentre eles: 
 
- acalma, reduz o stress, provoca uma sensação de profundo relaxamento, conforto e paz;
- gera uma sensação de alívio emocional durante o tratamento, prolongando-se após a aplicação, ajudando no processo de liberação de emoções;
- realiza uma "limpeza energética" nos nossos órgãos como o fígado, rins, artérias, também no sangue, nos ossos e outros;
- colabora com o tratamento de doenças crônicas e agudas, doenças relacionadas com stress e desordens emocionais, como nos casos de sinusite, rinite, menopausa, cistite, asma, fadiga crônica, artrite, dor ciática, insônia, depressão etc;
- pode colaborar no processo de recuperação em caso de cirurgia ou doenças prolongadas;
- tem a capacidade de reduzir os efeitos secundários advindos de tratamentos tradicionais/alopáticos e colabora com os seus resultados. Complementa o tratamento tradicional, mas não o substitui;
- pode ser aplicado nas plantas, animais, comida, água, ou seja, está a serviço do benefício de todos os seres;
- Reiki é para todos, adultos, idosos, crianças e bebês;
- Pode ser enviado a distância, no caso de impossibilidade do tratamento presencial.
A Energia do Reiki é amor no estado puro, disponível no Universo para ser canalizado na forma de energia vital para quem quiser se beneficiar dele. 
 
Fontes consultadas:
 
CARLI, Johnny De'. Reiki Universal - Sistema Usui, Tibetano, Osho e Karuna. São Paulo: Masdras, s/a.
HORAN, Paula. Reiki: uma habilitação para a Cura.São Paulo: Masdras, 1999.
 
 
 Observações:
 
O tratamento do Reiki pode ser realizado associado a outras técnicas ou terapias como massagem, cromoterapia, reflexologia, acunputura, shiatsu, cristaloterapia. Além disso, pode ser feito concomitantemente ao uso de medicamentos fitoterápicos ou terapia floral. Também pode ser utilizado de forma complementar ao uso de medicamentos alopáticos, sem interferência em seus resultados. Pelo contrário, pode diminuir os efeitos colaterais dos mesmos.  
 
Para se tornar reikiano(a) é preciso passar por cursos e iniciação/sintonização, feitos por um Mestre Professor de Reiki. É importante fazer os cursos, oferecidos em diferentes níveis (1, 2, 3A e 3B) com um(a) Mestre(a) confiável e de quem você tenha boas referências. Lembre-se de que é um trabalho energético que precisa ser tratado com seriedade, respeito e Amor! 
 
Quem deseja viver a experiência de receber Reiki, pode procurar na sua cidade espaços terapêuticos ou centros de cura que ofereçam práticas integrativas ou terapias holísticas ou, ainda, Reikianos que atendem em espaços próprios. Em alguns desses locais, inclusive, é comum a prática do chamado Reiki Solidário, onde os praticantes oferecem atendimentos de forma voluntária, sem custo algum para quem recebe o Reiki, ou em troca de contribuições simbólicas espontâneas ou alimentos para serem doados em instituições que realizam trabalhos sociais em comunidades.
 
 
--------------------------------------------------------------------------------
 
 
Segue um vídeo com mais explicações sobre o Reiki, disponível no YouTube:
 
 
 
 
Que você possa usufruir da harmonia gerada pela Energia Vital Universal e dos seus benefícios!
 
Namastê! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário