sábado, 15 de outubro de 2016

Constelação Sistêmica Familiar

O que é Constelação Sistêmica Familiar?



         Método terapêutico de base sistêmico-fenomenológica, criado por Bert Hellinger, que pode ser realizado em grupo ou individualmente, sob orientação de um terapeuta, constelador ou facilitador. Permite que se revelem as ligações da alma de um sistema, em conexão com os destinos das famílias ou grupos que o compõem, em relação aos contextos aos quais estão vinculados.

 
         A constelação ocorre de forma muito simples e objetiva. Inicia  a partir da definição da questão a ser vista (problemas de relacionamento afetivo, sentimento de falta de lugar na familiar, adoecimentos, vícios, questões jurídicas, educacionais, sociais, relacionamentos familiares - pais e filhos, irmãos, etc., dificuldade de prosperidade financeira, profissionais e de outras ordens). Em seguida, o cliente escolhe, de forma aleatória,  membros do grupo para representarem seus familiares, pessoas com quem se relaciona ou relacionou, sintomas ou situações específicas.

         O passo seguinte é posicioná-los, gerando uma “imagem inicial” da situação. O terapeuta pode, nesse momento, solicitar informações essenciais sobre a história da família do cliente. Entretanto, quanto menos o facilitador e os representantes souberem a respeito dessa história, melhor, pois eles se movem pelos sentimentos, percepções e sintomas corporais que vão se manifestando de forma fenomenológica. A partir desses movimentos, a alma do sistema do cliente e as forças que nela atuam começam a se revelar, levando o terapeuta a conduzir os posicionamentos e as falas dos representantes, se necessário, gerando liberações e a construção de uma nova “imagem solução”.
Através da Constelação Sistêmica Familiar podemos olhar para as dores do nosso sistema, que causam problemas e dificuldades de vários tipos na nossa vida, sem que tenhamos consciência delas. Ao olharmos, conseguimos perceber onde estão os emaranhamentos, os nós desse sistema, possibilitando jogar luz sobre eles e restabelecer o fluxo de amor entre os seus membros, levando à cura e a uma vida mais plena e feliz. Todos os participantes do sistema são afetados de forma ampla pela Constelação, mesmo que não estejam presentes durante o atendimento. Reconhecendo, se responsabilizando e liberando as dores do sistema, seus membros podem viver relacionamentos mais saudáveis que vão influenciando nos outros sistemas pelos quais transitam. A constelação é, assim, uma forma de limpar as dores do nosso próprio sistema e dos sistemas mais amplos nos quais estamos inseridos.  

Constelação em consultório
 
Quando acontece em consultório, o “papel” representado pelas pessoas, é feito por objetos (cadeiras, almofadas, papéis, cristais etc.) e o terapeuta vai conduzindo o cliente a perceber a energia/o campo desses objetos e o que eles comunicam. Da mesma forma que acontece no grupo, o cliente define uma questão para ser olhada, escolhe os objetos para representarem as pessoas, sintomas ou situações ligadas à questão e os posicionam. O procedimento metodológico é o mesmo e também ocorrem diálogos, sugeridos pelo terapeuta, e movimentação dos objetos até que se concretizem as liberações necessárias, que possam ser vistas as revelações da alma do sistema e construídas as imagens de cura.


 
A Constelação Sistêmica Familiar é um método terapeutico bastante difundido em várias partes do mundo. O próprio Bert Hellinger, hoje com 90 anos, e sua esposa Sophie Hellinger, realizam seminários em vários países disseminando o método, bastante caro a psicólogos, terapeutas holíticos e de familia e, também, a outros profissionais que utilizam a Constelação em suas áreas de atuação como a justiça, a saúde, a educação, tanto que hoje existem a justiça restaurativa,  direito sistêmico, os círculos restaurativos de paz e a pedagogia sistêmica, que tem como base o uso da Constelaçao Sistêmica e suas leis.   

Atendimentos
 
Diversos consteladores realizam atendimento individual e em grupo em seus consultórios particulares e espaços terapêuticos em todo o Brasil. Eu tenho desenvolvido um trabalho como facilitadora de Constelação Sistêmica em Recife, realizando atendimentos individuais e em grupo e convido meus conterrâneos a conhecerem o método e se beneficiarem dele.
 Sejam –bem vindos!
 
Para conhecer melhor o método da Constelação Sistêmica Familiar, vocês podem assistir ao vídeo abaixo, disponível no youtube:

 
 
Mais informações sobre:

-  Práticas restaurativas para a justiça e direitos humanos (texto do Prof. Dr, Marcelo Pellizoli/UFPE): https://www.ufpe.br/edr/images/documentos/C%C3%ADrculos_de_Di%C3%A1logo_Base_Restaurativa_para_a_Justi%C3%A7a_e_os_Direitos_Humanos.pdf 
 
- Direito Sistêmico (Blog do  Juiz Dr. Sami Storch) : https://direitosistemico.wordpress.com/ 
 
 
 
 :)

 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário