segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cristais



Os cristais são utilizados pela humanidade desde tempos imemoriais com objetivos diversos: comunicação, cura, rituais, construção, harmonização das energias dos chacras e dos ambientes, desenvolvimento de habilidades, da intuição...

Diz-se que todo o conhecimento - passado e presente - está armazenado nos cristais e ao acessarmos essa fonte conseguiremos acessar também o "banco de dados" neles contido. O cristal irradia energia própria e reage à energia de cada pessoa e local, formando uma espécie de rede de comunicação, uma egrégora energética.

Os cristais colaboram e muito na cura de vícios relacionados ao tabagismo, ao álcool, às drogas em geral, à alimentação e funcionam como parceiros na cura da depressão, da ansiedade, de medos, traumas e doenças físicas e psíquicas. Podem ser usados em práticas espirituais, de meditação e visualização.

Podem ser utilizados, também, para nos proteger e proteger os ambientes onde estamos, basta que sejam escolhidos, limpos e programados para tais fins. Escolha o(s) seu(s) cristal(is) ou se deixe ser escolhido por ele(s), limpe-o(s), energize-o(s) e utilize-o(s) como companheiro(s) para alcançar seus objetivos. (No final do post explicamos como realizar esse processo).

Os cristais representam o poder da natureza em ação e quando utilizados em conjunto com outras terapias (cromoterapia, aromaterapia, reiki, deeksha, acupuntura, florais etc.), têm a sua ação potencializada.  Possuem cores, tamanhos, formas e propriedades específicas. Agem diretamente em alguns chacras e trabalham questões relacionadas aos corpos físico, emocional e espiritual.

Os principais chacras, suas cores e localização:





Vamos conhecer alguns cristais, sua ação, propriedades e sua utilização na harmonização e ativação dos chacras:

1º chacra - BÁSICO, RAIZ OU GENÉSICO. luz vermelha. Chacra da energia vital, do aterramento. Cristais: jaspe vermelho, ágata fogo, granada.

2º chacra - UMBILICAL: luz laranja. Chacra do poder, da sabedoria, da criatividade. Cristais: calcita laranja, citrino, ágata laranja, parisiense laranja.

3º chacra - SOLAR: luz amarela. Chacra das emoções, das mágoas (localizado no estômago. Quando não digerimos bens sentimentos e emoções e alimentamos as mágoas, surgem as doenças gástricas). Cristais: Citrino, calcita limão

4º chacra - CARDÍACO: luz verde.  chacra dos sentimentos, do amor. Cristais: quartzo verde, turmalina verde, esmeralda, verdelita, jade verde.

5º chacra - LARÍNGEO: luz azul claro.  Chacra da comunicação, do relacionamento. Cristais: água marinha, indicolita, quartzo azul, topazio azul.

chacra - FRONTAL: luz azul índigo. Chacra do "3º olho", intuição, vidência, clarividência, nível de consciência. Cristais: sodalita, ágata azul, azurita, ametista, fluorita.

7º chacra - CORONÁRIO: luz violeta. Portal. Chacra que assimila as energias transpessoais e distribui para os demais chacras. Conexão com as energias superiores, divinas. Cristais: ametistas, quartzo hialino.



QUARTZO HIALINO



Contém todas as cores, por isso pode substituir qualquer cristal durante um tratamento. É o "clínico geral". Pode ser usado em todos os chacras. Promove limpeza e alinhamento dos centros energéticos. Ajuda a harmonizar e equilibrar as energias do ambiente. Aumenta a percepção e clareia os pensamentos. Colabora na realização de meditações e visualizações. Facilita o contato com o 'Eu Superior'. Alivia as dores do parto. Fortalece o chacra cardíaco.


AMETISTA




Pedra do 3º milênio. Sua cor violeta transmuta, purifica e espiritualiza. Pode ser aplicada em qualquer parte do corpo, especialmente no chacra frontal. Corrige vícios, em especial os ligados ao uso do álcool. Bom para presentear crianças e resguardá-las dos vícios. Acalma a mente eliminado a fadiga mental. Promove limpeza e cura profundas. Combate a insônia e energiza todos os corpos.


ÁGUA MARINHA



Esse cristal traz consigo os mistérios das profundezas oceânicas. Sua energia é o ponto de comunicação entre os diversos planos das moradas de Deus. Trabalha a voz, a palavra e o crescimento através do relacionamento. Utilizar no chacra laríngeo.


SODALITA



Desenvolve a percepção extra-sensorial, deserpertando o 3º olho para uma melhor compreensão da vida. Desenvolve as faculdades cognitivas, o raciocínio e a atenção. Ativa a memória, o gosto e a responsabilidade pelos estudos. Acalma a mente para que a compreensão flua. Combate e previne arteriosclerose. É um nutriente agrícola. Oxigena o ambiente. Usar no chacra frontal.


QUARTZO VERDE



Contém a energia do AMOR, a luz da verdade. Limpa e energiza o chacra cardíaco e todos os outros chacras com a energia do amor. Pedra da cura, da saúde. Atrai amor. Presentar com quartzo verde é externar amor, fazer uma carinho. Ideal para pessoas que são professores, médicos, enfermeiros e que desenvolvem profissões com vocações amorosas.


CITRINO


Usar o citrino é implantar uma partícula de sol no interior do ser. é um assentamento e desbloqueio da energia criativa. Ordena a vida pessoal, a vida familiar, a vida profissional, a saúde, o caráter, a voz interna. Desintegra as mágoas ao massagear o plexo solar. Sintoniza a predisposição do indivíduo face o uso da riqueza. Desperta ideias relacionadas à área profissional e que produzem lucros. Estimula a fartura de alimentos. Age, fisicamente, sobre catarata, sinais, feridas de instrumentos cortantes, câncer de pele, hanseníase. Usar no 3º chacra. 


QUARTZO ROSA



É, em essência, a luz do perdão. Deve ser usada no 8º chacra (que não consta na imagem dos chacras, nem foi citado antes, mas que é também dos mais importantes. Localiza-se no meio do peito, entre o chacra cardíaco e o solar/gástrico. Na glândula Timo). 

TIMO:





Deve-se massagear o 8º chacra, imaginando que o peito, o coração e depois todos os outros chacras, estão sendo envolvidos e preenchidos pela luz rosa do perdão. Assim, as mágoas e as dores emocionais são eliminadas, promovendo a paz interior e uma vida mais espiritualizada. Emite uma energia suave para o ambiente e desenvolve, também, o senso de humor.


TURMALINA NEGRA



Defende das energias e influências negativas. Ajuda seu portador a se tornar mais realista e integrar o seu "eu espiritual" ao seu corpo físico. É eficaz contra doenças debilitantes ou crônicas como cardíacas ou reumatismos. Tranquilizadora, estimula o sono e proporciona um sono reparador.  Equilibra as energias masculinas e femininas. Intensifica os humores, por isso não deve ser carregada quando a pessoa estiver  com mau humor, deprimida ou irritada.


 SUGESTÃO DE COMO LIMPAR, ENERGIZAR E PROGRAMAR O SEU CRISTAL



 LIMPEZA:

1º - coloque água e sal grosso em um vasilha - de preferência de barro, cerâmica ou plástico - e deixe a pedra ou o cristal de um dia para o outro.
2º -  tire o cristal da água com sal grosso e lave em água corrente.

ENERGIZAÇÃO:

1º - Deixe a pedra ou cristal já limpo, ao ar livre, exposto ao sol e a chuva (se chover), de um dia para o outro. É essencial que ele receba a luz do sol e da lua.


PROGRAMAÇÃO:

Você pode programar o seu cristal para agir sobre determinada doença ou desconforto no corpo físico, sobre questões emocionais e espirituais. Preste atenção na cor da pedra, na sua relação com os chacras e nas suas propriedades antes de programá-la. A programação precisa ser feita em um ambiente tranquilo. Você precisa estar concentrado e se conectar com o cristal, criar um vínculo e uma forma de comunicação com ele, através da mente e do coração. Ele é seu amigo e vai te ajudar.

1º - escolha o cristal e após limpá-lo e energizá-lo, se dirija a um local tranquilo. Se concentre. Se desejar, faça um exercício de respiração, acenda um incenso, coloque um mantra ou uma música suave, instrumental, no ambiente.
2º - segure o cristal entre as mãos, respire fundo, traquilize o coração e a mente e pense: "este cristal terá a função de..." (curar determinada doença, desconforto ou incômodo físico; curar meus medos; me ajudar a me livrar dos meus vícios; me ajudar a dormir tranquilo; me dar suporte nas relações familiares; me ajudar a prosperar financeiramente; irradiar luz de amor para mim e para o meu companheiro(a) etc. São só exemplos.) Tenha firmeza na intenção e deseje com sinceridade. De onde estiver, o cristal vai irradiar o que foi programado para você.

Modo de usar:

Para limpar e harmonizar os chacras você deve massagear os cristais relacionados a cada um (ou o cristal de quartzo hialino ou uma ametista, que servem para todos eles) no local correspondente ao centro energético no seu corpo físico. Pode também, deixar os cristais sobre esses pontos durante alguns minutos, imaginando que a região esta sendo envolvida e preenchida pela cor predominante na pedra e no chacra, conforme a imagem mostrada anteriormente. Repita esse processo com a frequencia que desejar (diariamente ou semanalmente) ao acordar ou antes de dormir, ou sempre que sentir necessidade.


Existem milhões de cristais e pedras na natureza que são empregadas das mais variadas formas. Essas são apenas algumas das mais conhecidas e utilizadas. Nosso objetivo é despertar seu interesse sobre o assunto e fazer com que você busque mais informações, se aprofunde, compreenda o poder curativo das pedras e dos cristais e utilize-os em seu benefício e em benefício das pessoas que o cercam.

Os cristais podem ser utilizados na forma de amuletos, pingetes, drusas, cristais de ponta, pirâmides, bolas, corações etc. Podem ser carregados com a pessoa nos bolsos, na bolsa ou podem ficar em cima de mesas e altares.
 
Independente do formato em que você vai usar os cristais e as pedras, lembre-se sempre de que eles são seus amigos, seus parceiros e existem para beneficiar você. Basta saber utilizá-los, respeitando a natureza e se conectando com o Universo.


Namastê!



 Fontes:

Curso: Cristais para a Transição Terráquea. Joana Coutinho. Recife, outubro de 2011.
ISLIN, Connie. Cristais e Pedras. São Paulo: Rideel, 2009.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Voluntariado: o caso do Projetando Sorrisos - Maceió AL





Como falei no primeiro post, o intuito desse espaço é compartilhar ideias, experiências e ações voltadas para o bom, para o bem e para o belo, objetivando incentivar reflexões acerca das mudanças necessárias para a construção de um mundo melhor, para nós e para as futuras gerações.

Por isso, resolvi divulgar o trabalho voluntário desenvolvido através do "Projetando Sorrisos", em Maceió- AL! 

Trata-se de um grupo de jovens alagoanos dispostos a colaborar para a disseminação do amor, da paz, da fraternidade, do respeito e da caridade naquele Estado. É um belíssimo trabalho conduzido por Camila Buarque, presidente e coordenadora do Projeto.

Os jovens visitam abrigos de idosos e crianças, bem como comunidades carentes, e realizam inúmeras campanhas, como a campanha de arrecadação de leite, de donativos, de reciclagem e até campanha de abraço grátis (um máximo!). Divulgam, através das redes sociais e de um blog, importantes informações ligadas aos cuidados com os idosos, além de questões relacionadas à saude. É um trabalho que vale a pena conhecer!!!

Campanha de arrecadação de leite:




Campanha Reciclagem:



Visita à Casa para Velhice Luiza Marillac:





Campanha Abraço Grátis - "Não posso abraçar o mundo inteiro de uma vez. Faz mal não, abraço um por um!" — Marcel Giraud









O voluntariado é um serviço que faz bem para alma!!!




Para saber mais visite o blog http://projetandosorrisos.wordpress.com/

Facebook http://www.facebook.com/projetandosorrisos1

Fan Page http://www.facebook.com/projetandosorrisos



sexta-feira, 27 de julho de 2012

Coleta Seletiva de Lixo

LiXo. LiXo?
 
 lixo

s. m.
1. Qualquer matéria ou coisa que repugna por estar suja ou que se deita fora por não ter utilidade. = ENTULHO, PORCARIA

2. Resíduo resultante de atividades domésticas, comerciais, industriais etc., e que se deita fora; detritos, sobras. = DETRITO, SOBRA

3. Local ou recipiente onde se acumulam esses resíduos ou matérias.

4. [Figurado]  Escória, ralé.

 


          Segundo o dicionário Priberam, é considerado lixo o que está sujo ou o que não tem mais utilidade, bem como resíduos, detritos e sobras que são descartadas. Essa definição, porém, já foi alvo de inúmeros debates e reflexões, que vêm gerando nova tomada de posição das pessoas em relação ao destino que deve ser dado ao que se trata como lixo. 

          Esse debate não é novo, mas a nossa mudança de atitude ainda precisa ser ampliada. Precisamos nos conscientizar das consequências de jogar o lixo, seja ele orgânico ou não, em locais não apropriados, especialmente nas vias públicas, o que ocasiona o entupimento de bueiros e esgotos, gerando muitos danos e transtornos, principalmente em períodos chuvosos. 

           Muito já se pensou sobre as soluções para o "lixo", produzido por bilhões de pessoas diariamente no mundo todo, e muito já se faz por aí para tentar minimizar os efeitos dessa produção desenfreada, atrelada, indubitavelmente, ao consumismo exagerado. 


          Um bom exemplo é a já tão conhecida ReCiClAgEm, processo pelo qual se transforma materiais usados em novos produtos, que podem ser reutilizados das formas mais variadas. Uma das características mais importantes presentes no processo de reciclagem é a CRIATIVIDADE! Do chamado lixo, podem surgir objetos com utilizações diversas. Lembremo-nos que se trata como lixo objetos não mais em uso, além dos resíduos orgânicos gerados. Assim, vemos latas em metal se transformando em porta-lápis, potes de vidros se transformando em porta-alimentos, garrafas pet transformadas em flores decorativas, em mesas, cadeiras, tampinhas de garrafa pet transformadas em lixeiros, folhas de jornal que viram cestos e muitas outras ideias.

Exemplos de reciclagem:

 


Material: lata de leite em pó. http://apaulamoura.blogspot.com.br/2010/09/porta-lapis.html

 

Material: garrafa pet. http://artesanatoereciclagemladoalado.blogspot.com.br/p/tudo-com-garrafa-pet-da-net.html  

 
O processo de coleta de materiais recicláveis é feito, na maioria das vezes, através de lixeiros espalhados em alguns pontos da cidade, que indicam, através da cor e do nome do material, como separar os materiais que poderão ser reutilizados:
 





Como dissemos, cada cor corresponde a um material, a saber:

 
 
 
Fonte:http://meumundosustentavel.com/noticias/coleta-seletiva/

Vamos começar a fazer a nossa parte, nos informando mais a respeito da COLETA SELETIVA DE LIXO na nossa cidade. 
 
 
 

Em RECIFE, existe um progama da Prefeitura de Coleta Seletiva de Lixo. Diz o site da PCR:

"Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana ­ EMLURB

Ações

Coleta Seletiva

A coleta seletiva, desde 2001, realiza ações para a melhoria e preservação do ambiente, tratando de forma adequada os resíduos sólidos gerados pela população do Recife. As ações visam orientar a separação do lixo domiciliar orgânico do lixo reciclável. Para que a coleta atinja as metas planejadas pela EMLURB, foi lançado um programa operacional e educativo de coleta porta-a-porta em residências, condomínios, escolas públicas e particulares, empresas e indústrias que se interessem em participar do programa. Trata-se de um conjunto de ações em que o município é parte integrante na preservação do meio ambiente. 
A coleta seletiva é viabilizada através de caminhões compactadores que fazem os circuitos em dias alternados a partir das 8 (oito) horas da manhã. Uma vez por semana, de segunda a sábado, o caminhão da coleta seletiva circulará pelos 43 bairros onde acontece a coleta domiciliar alternada. São 36 roteiros". 

continuação da matéria e sobre os roteiros ver: http://www.recife.pe.gov.br/pr/servicospublicos/emlurb/coleta.php

Em PERNAMBUCO, contamos, ainda com a AMAPE - Associação Meio Ambiente Preservar e Educar, uma ONG que objetiva promover a gestão sustentável de resíduos orgânicos e inorgânicos e a inclusão dos catadores, possibilitando o exercício pleno da cidadania, através da educação ambiental e da promoção do desenvolvimento sustentável.

Uma das ações da AMAPE:

"Campanha estimula o consumidor pernambucano a utilizar a lata de alumínio.
 
        Ver o lixo com outros olhos. Entender seu potencial, tanto como instrumento de geração de emprego e renda, quanto na preservação de recursos naturais. E utilizar a Comunicação para difundir esta forma de pensar para sociedade. Assim pensa e trabalha Sérgio Nascimento, 40 anos, presidente da Associação Meio Ambiente, Preservar e Educar (Amape), do Recife, responsável pela campanha que está estimulando o consumidor pernambucano a utilizar a lata de alumínio para aumentar a renda dos catadores e reduzir o lixo urbano.
            Ele tem o segundo grau e acalenta o sonho de fazer um curso de propaganda, porque "a Comunicação é o grande diferencial para fazer com que as pessoas revejam velhos conceitos e possam adquirir novos conceitos". O pernambucano Sérgio Nascimento utiliza integralmente o conceito de reciclagem no seu dia-a-dia, como "empreendedor social", estimulando as pessoas a dar aos resíduos sólidos um aspecto sustentável.
            Em 1998, criou a Amape com um grupo de amigos. "Há muitos anos observei que as pessoas tinham dificuldade de entender a importância de separar o lixo da coleta seletiva. E na outra ponta, eu via os catadores vivendo em situação de risco absoluto. Investimos tempo, estudo e dinheiro para nos tornarmos profissionais que pudessem fazer esse meio de campo", conta.
        Conseguiu, por exemplo, aproximar uma universidade de associações de catadores, utilizando o conhecimento acadêmico para implementar um sistema de coleta seletiva e organizar catadores que seriam beneficiados com os resíduos. A Amape criou também o eco-cesto, feito com tampas de refrigerante. Um produto visualmente interessante, utilizado justamente como cesto de coleta seletiva, gerando renda para artesãos.
Foi assim também quando observou o impacto causado pela sucata da lata de aço. "A gente observou que a renda do catador tinha caído e verificou que estava sendo difícil para ele entender o porquê da mudança. E vimos também o lixo acumulado nas ruas. Uma despesa para todos, porque a sociedade tem que pagar ao poder público para recolher as latas de aço, por possuírem baixo valor comercial".
          
ONG e prefeituras estimulam opção pela lata de alumínio

            Uma campanha, iniciada no Recife e em Olinda, uniu a Amape, as duas prefeituras, o governo do Estado de Pernambuco, a Associação de Defesa do Consumidor e o Movimento Nacional dos Catadores. Cartazes espalhados em todos os 3 mil ônibus das duas cidades e nas estações de metrô da capital tentam estimular o consumidor a comprar latas de cerveja e refrigerante fabricadas com alumínio.
          O principal estímulo poderia ser apenas o financeiro para os catadores, já que um quilo da lata de alumínio pode ser vendido por R$ 3, enquanto o da lata de aço vale apenas R$ 0,20. Mas o que uniu os parceiros foi a questão ambiental e o custo do recolhimento do lixo urbano. "Se o catador não recolhe a lata de aço, aquilo vira um lixo, uma despesa que vai ser paga pela própria sociedade", comenta Sérgio Nascimento, presidente da Amape. São toneladas de embalagens descartadas nas ruas, que acabam prejudicando o meio ambiente e até atrapalhando o turismo, atividade vital para cidades como Recife e Olinda."

Em RECIFE, indico ver o blog "O Catador", da cooperativa Pro-Recife, formada por catadores de lixo da comunidade do Carangueijo Tabaiares, localizada em Afogados, Recife: 
Existe, também,  uma comunidade virtual que realiza um trabalho de conscientização ambiental na cidade do RIO DE JANEIRO e que traz importantes informações acerca do lixo e de seus "usos". Vale muito a pena ver: http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12&Itemid=26

Nas redes sociais, encontramos a fan page Reciclagem, Jardinagem e Decoração que traz muitas dicas legais, criativas e interessantes. Acessem: http://www.facebook.com/ReciclagemJardinagemEDecoracao

 

SOBRE LEGISLAÇÃO:


"DECRETO Nº 5.940, DE 25 DE OUTUBRO DE 2006.


Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às ssociações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea “a”, da Constituição,

DECRETA:

Art. 1o A separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração  pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis são reguladas pelas disposições deste Decreto.
Art. 2o Para fins do disposto neste Decreto, considera-se:
I - coleta seletiva solidária: coleta dos resíduos recicláveis descartados, separados na fonte geradora, para destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis; e

II - resíduos recicláveis descartados: materiais passíveis de retorno ao seu ciclo produtivo,rejeitados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direita e indireta.
 Art. 3o Estarão habilitadas a coletar os resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direita e indireta as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis que atenderem aos seguintes requisitos:
I - estejam formal e exclusivamente constituídas por catadores de materiais recicláveis que tenham a catação como única fonte de renda;

II - não possuam fins lucrativos;

III - possuam infra-estrutura para realizar a triagem e a classificação dos resíduos recicláveis descartados; e

IV - apresentem o sistema de rateio entre os associados e cooperados.

Parágrafo único. A comprovação dos incisos I e II será feita mediante a apresentação do estatuto ou contrato social e dos incisos III e IV, por meio de declaração das respectivas associações e cooperativas.

Art. 4o As associações e cooperativas habilitadas poderão firmar acordo, perante a Comissão para a Coleta Seletiva Solidária, a que se refere ao art. 5o, para partilha dos resíduos recicláveis descartados.

§ 1o Caso não haja consenso, a Comissão para a Coleta Seletiva Solidária realizará sorteio, em sessão pública, entre as respectivas associações e cooperativas devidamente habilitadas, que firmarão termo de compromisso com o órgão ou entidade, com o qual foi realizado o sorteio, para efetuar a coleta dos resíduos recicláveis descartados regularmente.
§ 2o Na hipótese do § 1o, deverão ser sorteadas até quatro associações ou cooperativas, sendo que cada uma realizará a coleta, nos termos definidos neste Decreto, por um período consecutivo de seis meses, quando outra associação ou cooperativa assumirá a responsabilidade, seguida a ordem do sorteio.

§ 3o Concluído o prazo de seis meses do termo de compromisso da última associação ou cooperativa sorteada, um novo processo de habilitação será aberto.

Art. 5o Será constituída uma Comissão para a Coleta Seletiva Solidária, no âmbito de cada órgão e entidade da administração pública federal direita e indireta, no prazo de noventa dias, a contar da publicação deste Decreto.

§ 1o A Comissão para a Coleta Seletiva Solidária será composta por, no mínimo, três servidores designados pelos respectivos titulares de órgãos e entidades públicas.

§ 2o A Comissão para a Coleta Seletiva Solidária deverá implantar e supervisionar separação dos resíduos recicláveis descartados, na fonte geradora, bem como a sua destinação para as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, conforme dispõe este Decreto. 

§ 3o A Comissão para a Coleta Seletiva Solidária de cada órgão ou entidade da administração pública federal direita e indireta apresentará, semestralmente, ao Comitê Interministerial da Inclusão Social de Catadores de Lixo, criado pelo Decreto de 11 de setembro de 2003, avaliação do processo de separação dos resíduos recicláveis descartados, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

Art. 6o Os órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta deverão implantar, no prazo de cento e oitenta dias, a contar da publicação deste Decreto, a separação dos resíduos recicláveis descartados, na fonte geradora, destinando-os para a coleta seletiva solidária, devendo adotar as medidas necessárias ao cumprimento do disposto neste Decreto.

Parágrafo único. Deverão ser implementadas ações de publicidade de utilidade pública, que assegurem a lisura e igualdade de participação das associações e cooperativas de catadoresde materiais recicláveis no processo de habilitação.


Art. 7o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 25 de outubro de 2006; 185o da Independência e 118o da República.


LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Patrus Ananias

Este texto não substitui o publicado no DOU de 26.10.2006"

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5940.htm
http://www.lixo.com.br/documentos/decreto5940_2006.pdf


                                       VAMOS FAZER A NOSSA PARTE!






quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ho'oponopono

Ho'oponopono significa "corrigir um erro" ou "tornar certo" na língua original falada no Havaí. Ele faz parte, tradicionalmente, do sistema de cura Huna, nome dado pelo pesquisador americano Max freedom Long à sua versão do espiritualismo dos antigos povos havaianos. Porém, este Ho'oponopono tradicional huna necessita da participação de todas as pessoas envolvidas em determinadas situações que precisam ser resolvidas, de todos os envolvidos no processo de reconciliação e de solução de problemas. 

Existe, entretanto, outro processo de Ho'oponopono, intrapessoal, uma comunicação nossa com a divindade, desenvolvido pela Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona, que o ensinou ao Dr. Ihaleakala Hew Len

Neste processo, você pede à divindade para limpar, purificar a origem dos problemas, que são as recordações, as memórias, neutralizando as energias que você associa a determinadas pessoas, lugares ou coisas. No processo, esta energia é liberada e transmutada em pura luz pela divindade e dentro de você o espaço vazio é preenchido pela luz divina. Então, no Ho'oponopono não há culpa, não é necessário reviver o sofrimento, não importa saber o porquê dos problemas, de quem é a culpa ou sua origem.

No momento em que você nota dentro de si algum incômodo relacionado a uma pessoa, lugar, acontecimento ou coisa, inicie o processo de limpeza. 

Peça a Deus:

"Divindade, limpe em mim o que está contribuindo para este problema"

Em sequência fale repetidas vezes: "Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato(a)". Você pode destacar uma frase que lhe toca mais no momento e repeti-la. Siga sua intuição!


Quando você diz "Sinto muito", você reconhece que algo (não importa saber o que) entrou no seu sistema corpo/mente e que você quer o perdão interior pelo que lhe trouxe aquilo.


Quando você diz "Me perdoe", você não está pedindo a Deus para te perdoar, está pedindo a Deus para te ajudar a se perdoar.


Quando você diz "Te Amo", você transmuta a energia bloqueada (que é o problema)  em energia fluindo, religando-se ao divino.


Quando você diz "Sou grato(a)", você expressa sua gratidão, sua fé de que tudo será resolvido para o bem maior de todos os envolvidos nas situações.


Aí, a partir desse momento, o que acontece é determinado pela divindade. Você pode ser inspirado a tomar alguma atitude, qualquer que seja, ou não. Se continuar com dúvidas, continue o processo de limpeza e terás a resposta quando estiver tudo completamente limpo. 


Lembre-se sempre de que o que você vê errado no próximo, também existe em você. Somos todos Um, portanto, toda cura é autocura. 


Na medida em que você melhora, o mundo também melhora. Assuma esta autoresponsabilidade. Ninguém mais precisa fazer esse processo, só você.


Oração original da Morrnah:

"Divino Criador, Pai, Mãe filho em Um,
Se eu, minha família, meus parentes e anscestrais lhe ofendemos,
à sua família, parentes e ancestrais, em pensamentos, palavras e ações,
do início da nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão.
Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e
vibrações negativas e trasmute essas energias indesejáveis em pura luz.
Assim está feito!"



Assista a este lindo vídeo sobre o Ho'oponopono e aprenda mais sobre essa ferramente de cura:
 






A todos vocês: "Sinto muito. Me perdoem. Amo vocês. Sou grata".

terça-feira, 24 de julho de 2012

Acessibilidade: LiBrAs - Língua Brasileira de Sinais

Língua Brasileira de Sinais

É a  língua natural da comunidade surda brasileira. Ao contrário do que se pensa normalmente, não se trata de mímicas e gestos soltos, mas sim de uma língua com estrutura gramatical particular. Ela se constitui de níveis linguísticos como o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico, e o que se chama de palavras nas línguas oral-auditivas, na Libras se chamam sinais. 

Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto do corpo ou no espaço onde os sinais são feitos. Os sinais seguem os seguintes parâmetros: configuração das mãos, ponto de articulação, movimento, expressão facial/corporal e orientação/direção.

Há, ainda, algumas convenções relacionadas à grafia, à datilologia (o alfabeto manual), aos verbos, às frases e aos pronomes pessoais.

"Para conversar em LIBRAS não basta apenas conhecer os sinais de forma solta, é necessário conhecer a sua estrutura gramatical, combinando-os em frases"



Espalhados pelo Brasil inteiro, estão professores e intérpretes de Libras. Eles são responsáveis pela disseminação da língua de sinais e por possibilitar, consequentemente, a comunicação entre ouvintes e não-ouvintes. Existem milhares de ONG's e de grupos em todo o País, empenhados em mostrar para as pessoas que, se elas quiserem, podem aprender a Libras e podem compartilhar momentos e sentimentos com os não-ouvintes. Tá na hora de deixarmos a ignorância (desconhecimento) de lado e começarmos a refletir sobre a importância de aprender uma nova língua, não são apenas o inglês, o francês, o espanhol, o japonês, que nos permitem a comunicação com pessoas que falam línguas diferentes. A Língua Brasileira de Sinais nos permite falar com as pessoas, que assim como nós têm necessidade de expressar sentimentos, vontades e opiniões, e que estão aqui perto, estão do nosso lado.


LIBRAS = ACESSIBILIDADE = O QUE HÁ DE BOM NESSE MUNDO!
  



Fonte: http://naoverbal.wordpress.com/libras/alfabeto-de-libras/



VÍDEO - PAT PORDEUS: AULA DE MÚSICA EM LIBRAS






Em Pernambuco, destacamos a atuação do Professor Luiz Albérico Falcão, coordenador e professor de diversos cursos de Libras, oferecidos em Recife, principalmente em parceria com a Universidade de Pernambuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Universidade Federal de Pernambuco e, também, com outras instituições, nos diversos municípios do Estado. A maioria dos cursos são gratuitos. 

O professor Luiz Albérico luta pela causa da Libras. Enfrentou e enfrenta muitos desafios e vem despertando o interesse das pessoas, que cada vez mais buscam aprender a se comunicar com os não-ouvintes. 

Ele lançou o livro intitulado "Surdez, Cognição Visual e Libras":



 
Além da indicação do livro, seguem os links para a monografia e a tese do professor Luiz Albérico:

Monografia:  http://f1.grp.yahoofs.com/v1/gMYOUH-Mfp6X7VqXlECV1uP-sdeiS9xwKBod9n-k7gce1QIGOvrZBLgMpCA3zuG-dstQ0CfZWlk2L1OqACXvjZNo_9jX_jaoY2TdSg/Monografia-%20Luiz%20Alberico.pdf

Tese:  http://f1.grp.yahoofs.com/v1/cLgOUIv0GGDaN9F_dTugi3lnTi21zNQX3Hzmt7t7tKJvby4uvnIR70GP1ZyqXzcZEmGKciKImNMvmhjPc55UnLBnuxpaL9I-Pbd7hg/TESE%20-%20LUIZ%20ALBERICO.pdf




LEGISLAÇÃO:



LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002.


Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.

Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Art. 2o Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

Art. 3o As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.

Art. 4o O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente.

Parágrafo único. A Língua Brasileira de Sinais - Libras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.

Art. 5o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 24 de abril de 2002; 181o da Independência e 114o da República.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Paulo Renato Souza

Texto publicado no D.O.U. de 25.4.2002


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Deeksha: uma BÊNÇÃO!

Não poderia ter outra definição! Deeksha: bênção da unidade!

A deeksha ou diksha é uma energia sutil transmitida por uma pessoa iniciada, chamada de deeksha giver ou doador de deeksha, através da imposição das mãos sobre a cabeça da pessoa que está recebendo a bênção. Ela age progressivamente, possibilitando o despertar da consciência com vistas a atingir o estado de unidade. 

Possibilita um encontro com a própria essência e com a essência do outro, da natureza, do divino. Ela trabalha no cérebro ativando áreas que permitem uma ampliação da percepção e da consciência, além de movimentar energias modificando emoções, pensamentos e situações vividas pelas pessoas. 

Sri Amma e Bhagavan são a fonte luminosa da deeksha, dois avatares indianos, responsáveis pela existência desse movimento de despertar da consciência da humanidade e pela disseminação da bênção. Milhares de pessoas do mundo inteiro são iniciadas na Oneness Univesity, Universidade da Unidade, criada por eles. Um templo divino e muito especial, gerador e disseminador da energia da Era Dourada. Energia de amor, de paz, de fraternidade e do despertar da consciência. 

A deeksha é reconhecidamente um instrumento de ampliação dessa consciência e vem se espalhando com uma velocidade tão grande quanto a necessidade das pessoas de crescerem enquanto seres de luz e de serem felizes como filhos de Deus.

Eu, Juliana, me sinto grata e honrada, por ter conhecido a deeksha, por ter recebido essa bênção, por ter feito a iniciação e por hoje poder ajudar as pessoas a sentirem essa energia de amor e luz!

Se informem a respeito da diksha e dos benefícios que ela traz.

Abaixo seguem os links da Oneness University, da comunidade Oneness Brasil, do site A Era da Luz, do site do Instituto da Unidade e de uma reportagem que saiu na Revista Bons Fluidos, em maio deste ano. Uma foto de Amma Bhagavan e a letra e o vídeo do moola mantra para que todos conheçam essa bênção maravilhosa.

Bom proveito!

Bênção da Unidade também faz parte do que há de bom nesse mundo!!!

Sri Amma Bhagavan:



Letra do Moola Mantra com tradução:

Aum/Om - Som original do Universo
Sat - Existência
Chit - Consciência
Ananda - Benção
Parabrahma -O maior de todos, Deus, O-sem-forma, Aquele que está além do espaço e do tempo
Purushotama - O Deus manifestado (Jesus, Buddha, Kalki)
Paramatma - O Divino em nosso coração
Sri - Palavra que designa tratamento cerimonioso a uma alta consciência
Bhagavathi - O aspecto feminino do Divino
Sametha - Em conexão com
Bhagavethe - O aspecto masculino do Divino
Namaha - Eu me entrego, reverencio tudo isto


Vídeo do Moola Mantra, by Pedro Collares:



Links:


Site da Oneness Univesity: http://www.onenessuniversity.org/

Site da Oneness Brasil: http://www.onenessbrasil.com.br/ 

Site família Oneness Brasil: http://familiaonenessbrasil.wordpress.com/ 

Página na Oneness Brasil no facebook: https://www.facebook.com/familiaonenessbrasil?fref=nf 

Site da Era da Luz: http://www.aeradaluz.com/index.html

Instituto da Unidade: http://institutodaunidade.com.br/

Link reportagem Revista Bons Fluidos, maio de 2012:  http://dl.dropbox.com/u/62514219/Bons%20Flidos/Revista%20Bons%20Fluidos_Deeksha.pdf