Língua Brasileira de Sinais
É a língua natural da comunidade surda brasileira. Ao contrário do que se pensa normalmente, não se trata de mímicas e gestos soltos, mas sim de uma língua com estrutura gramatical particular. Ela se constitui de níveis linguísticos como o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico, e o que se chama de palavras nas línguas oral-auditivas, na Libras se chamam sinais.
Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto do corpo ou no espaço onde os sinais são feitos. Os sinais seguem os seguintes parâmetros: configuração das mãos, ponto de articulação, movimento, expressão facial/corporal e orientação/direção.
Há, ainda, algumas convenções relacionadas à grafia, à datilologia (o alfabeto manual), aos verbos, às frases e aos pronomes pessoais.
"Para conversar em LIBRAS não basta apenas conhecer os sinais de forma solta, é necessário conhecer a sua estrutura gramatical, combinando-os em frases"
Espalhados pelo Brasil inteiro, estão professores e intérpretes de Libras. Eles são responsáveis pela disseminação da língua de sinais e por possibilitar, consequentemente, a comunicação entre ouvintes e não-ouvintes. Existem milhares de ONG's e de grupos em todo o País, empenhados em mostrar para as pessoas que, se elas quiserem, podem aprender a Libras e podem compartilhar momentos e sentimentos com os não-ouvintes. Tá na hora de deixarmos a ignorância (desconhecimento) de lado e começarmos a refletir sobre a importância de aprender uma nova língua, não são apenas o inglês, o francês, o espanhol, o japonês, que nos permitem a comunicação com pessoas que falam línguas diferentes. A Língua Brasileira de Sinais nos permite falar com as pessoas, que assim como nós têm necessidade de expressar sentimentos, vontades e opiniões, e que estão aqui perto, estão do nosso lado.
LIBRAS = ACESSIBILIDADE = O QUE HÁ DE BOM NESSE MUNDO!
Fonte: http://naoverbal.wordpress.com/libras/alfabeto-de-libras/
VÍDEO - PAT PORDEUS: AULA DE MÚSICA EM LIBRAS
Em Pernambuco, destacamos a atuação do Professor Luiz Albérico Falcão, coordenador e professor de diversos cursos de Libras, oferecidos em Recife, principalmente em parceria com a Universidade de Pernambuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Universidade Federal de Pernambuco e, também, com outras instituições, nos diversos municípios do Estado. A maioria dos cursos são gratuitos.
O professor Luiz Albérico luta pela causa da Libras. Enfrentou e enfrenta muitos desafios e vem despertando o interesse das pessoas, que cada vez mais buscam aprender a se comunicar com os não-ouvintes.
Além da indicação do livro, seguem os links para a monografia e a tese do professor Luiz Albérico:
Monografia: http://f1.grp.yahoofs.com/v1/gMYOUH-Mfp6X7VqXlECV1uP-sdeiS9xwKBod9n-k7gce1QIGOvrZBLgMpCA3zuG-dstQ0CfZWlk2L1OqACXvjZNo_9jX_jaoY2TdSg/Monografia-%20Luiz%20Alberico.pdf
Tese: http://f1.grp.yahoofs.com/v1/cLgOUIv0GGDaN9F_dTugi3lnTi21zNQX3Hzmt7t7tKJvby4uvnIR70GP1ZyqXzcZEmGKciKImNMvmhjPc55UnLBnuxpaL9I-Pbd7hg/TESE%20-%20LUIZ%20ALBERICO.pdf
LEGISLAÇÃO:
libras sinal
ResponderExcluir