domingo, 22 de julho de 2012

A educação e a paz ou A educação em paz. Não-violência - Lição de Paz nas escolas Curitiba-PR

O estabelecimento da cultura da não-violência, disseminada nas escolas através da utilização de metodologias e recursos específicos, como leitura de filmes, roda de diálogo, palestras, construção de pactos de convivência e outras ferramentas que envolvem diretamente educadores e alunos, é o objetivo do Instituto Não -Violência, uma ONG, criada em 1998, em Curitiba, Paraná, com a missão de possibilitar a implantação de uma cultura de paz por meio das escolas públicas.

Para que esse objetivo se concretize, a ONG desenvolve várias ações como a realização de  cursos gratuitos para professores, oferecidos em um centro de capacitação, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, além de oferecer suporte metodológico para a prática pedagógica voltada à Não-Violência.

Quem mora em outros estados, tem a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura de paz nas escolas acessando o site do Instituto e os artigos disponíveis para download e indicações de outros artigos sobre o tema.

Educadores, vamos utilizar as ferramentas disponíveis no site na nossa prática pedagógica nas escolas ou em qualquer outro ambiente em que desempenharmos o papel de educar. Sempre temos a oportunidade de educar através do nosso exemplo. Que possamos disseminar a cultura de paz, a cultura da não violência para toda a sociedade. Mais uma vez, depende de nós!

Trecho de um dos artigos disponíveis:

"A Cultura da Paz se faz nas pequenas ações do cotidiano: no nosso jeito de nos comunicar com os outros, na nossa forma de lidar com conflitos e sentimentos como frustração e raiva, na nossa capacidade de reconhecer e valorizar as diferenças e de sermos tolerantes. Cada um de nós pode ser um construtor da Paz. Cada um de nós pode influenciar com sua maneira de agir o grupo de pessoas que nos cercam a serem construtoras da Paz.

A vida exige de nós muitas ESCOLHAS. Você pode incluir, entre suas escolhas fundamentais, ser um Construtor da Paz. Ao fazer esta opção, você estará dando à sua vida e a seus relacionamentos mais qualidade e estará construindo uma sociedade mais saudável, em que os valores de não-violência predominem. Nossa mudança interior e a responsabilidade de cada um de nós por essa mudança é o caminho para uma Cultura de Paz verdadeira e duradoura."

Site do Instituto Não-Violência: http://www.naoviolencia.org.br/instituto-nao-violencia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário